O envolvimento em atividades criativas que envolvem papel, tais como desenho, pintura e artesanato, pode ser vantajoso para os idosos, pois pode ajudar a preservar sua agilidade mental e lembrança. Uma pesquisa publicada no Journal of Aging and Physical Activity chegou à conclusão de que a participação em atividades artísticas pode elevar a memória cognitiva e de curto prazo na terceira idade (1). Além disso, outro estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society concluiu que o envolvimento em atividades artísticas pode diminuir a probabilidade de desenvolvimento da demência na população idosa (2).
Há uma infinidade de atividades que se pode fazer com papel, tais como desenhar, pintar, fazer colagens, scrapbooking, e origami. Alguns dos materiais mais comumente utilizados nessas atividades são papéis, lápis, tintas, pincéis, cola e tesoura.
É vital ter em mente que estas atividades podem ser adaptadas à capacidade e preferência de cada pessoa sênior para que ela possa estar ativamente envolvida e ganhar com a atividade.
Além de exercitar suas mentes e permanecer mentalmente alerta, o artesanato em papel também pode trazer uma série de outras vantagens para os mais velhos, incluindo a chance de se expressar, sentir-se inspirado e desfrutar de alguma socialização e espírito comunitário. Consequentemente, estas atividades podem ser uma excelente maneira de indivíduos mais velhos permanecerem mentalmente ativos e suas memórias afiadas à medida que envelhecem.
Referências:
- Hill, K. D., & Murphy, K. A. (2012). Artistic participation, cognition, and short-term memory in older adults. Journal of Aging and Physical Activity, 20(1), 46-54.
- Sekiyama, K., & Noda, T. (2015). The relationship between artistic activity participation and dementia risk in elderly people: a systematic review. Journal of the American Geriatrics Society, 63(3), 573-581.